Em novembro acontece no Brasil e em vários países do mundo, a campanha “Novembro Azul” que visa conscientizar a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Este é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens e anualmente, causa cerca de 15 mil mortes.
A próstata fica localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, ela é responsável pela produção de nutrientes e fluidos que constituem o esperma. Com o passar do tempo, a próstata pode crescer causando dificuldade para urinar, sem que isso seja câncer. No entanto, há casos em que o câncer de próstata não apresenta sintomas e apenas os exames clínicos são capazes de detectar.
Os tumores mais avançados podem manifestar sintomas como: dificuldade para urinar, ardor e jato urinário fraco, acorda à noite várias vezes para urinar, gotejamento de urina após completar a micção e, raramente, dor e da presença de sangue na urina.
Homens com idade superior a 50 anos fazem parte do grupo de risco. No entanto, a predisposição genética, estar acima do peso e exposição a algumas substâncias químicas também são fatores de risco para o desenvolvimento deste tipo de câncer.
A mudança no estilo de vida é um fator que pode ser alterado para a prevenção do câncer de próstata. Ter uma alimentação balanceada com aumento do consumo de frutas, legumes e hortaliças e evitar o consumo de carnes vermelhas e produtos de origem animal ajuda na saúde como um todo. Além da alimentação, praticar atividades físicas regularmente também é importante.
Para quem tem histórico familiar de câncer de próstata, a principal maneira de prevenir é ter uma rotina de exames que atuam no rastreamento do câncer de próstata. Esses exames devem ser periódicos e são fundamentais para detectar a doença nas fases iniciais quando o tratamento e as chances de cura são maiores.
Comentários