Aumento do estresse e exageros alimentares podem sobrecarregar o coração
As festas de final de ano estão próximas e com elas é comum que aconteçam alguns excessos alimentares, no consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo aumento do estresse, causado pelas noites mal dormidas e preocupações.
Com esse “combo” de fatores, o coração pode ficar sobrecarregado, aumentando o risco de problemas cardíacos. Quem já possui alguma cardiopatia, os cuidados devem ser redobrados. Por isso, é importante colocar em prática algumas dicas:
Estresse
Apesar do fim de ano ser época de férias, estudos indicam que o nível de estresse do brasileiro nos meses de dezembro e janeiro ficam 75% maiores. Preocupações com a vida financeira, aumento de despesas e até mesmo as cobranças de “final de ano” são motivos que podem tirar o sono. O coração sente esses efeitos. Diante disso, tome o controle da situação, gaste o que cabe no bolso e respeite suas emoções.
Não tire férias do tratamento
Você pode tirar alguns dias para viajar, no entanto, o tratamento deve continuar. Continue usando os medicamentos prescritos, respeitando os horários. Além disso, mesmo em outro local, mantenha a rotina de atividades físicas, mesmo que for aquela caminhada na praia. Não se esqueça de manter foco na alimentação, com preferência para alimentos saudáveis.
Alimentação
As ceias de Natal e Ano Novo geralmente são repletas de muitas guloseimas, no entanto, algumas não são saudáveis. Evite comidas gordurosas e o mesmo vale para os doces. Há opções de carnes magras e as frutas da época que são deliciosas.
O mesmo vale para as bebidas alcoólicas. Não exagere.
Descanse o corpo e a mente
Aproveite a pausa da rotina para descansar e refletir. Faça atividades que sejam prazerosas e não se afunde em dívidas para agradar outras pessoas. Há outros modos de manifestar afeto, que não são por meio de presentes.
Além dessas dicas, o final de ano é uma ótima época para organizar a agenda e marcar aquela visita ao cardiologista.
Comentários