Há mais de um ano convivemos com uma pandemia grave e sabemos que não está sendo fácil. Por isso, precisamos alertá-los sempre que os portadores de doenças cardíacas são grupo de risco.

Ter uma doença cardiovascular o coloca mais suscetível a desenvolver a forma grave da Covid-19. E, assim como em outras enfermidades crônicas, o motivo está na deficiência no sistema imunológico.

O novo coronavírus pode infectar células musculares do coração de qualquer pessoa, aliás. Isso quer dizer que os danos seriam em longo prazo.

Mesmo com a ausência de patologias anteriores, o coração é um órgão que pode ser atingido. Entre as possíveis consequências estão arritmias e até a insuficiência cardíaca.

E a infecção viral, inclusive, leva a desequilíbrios em pacientes com doenças cardiovasculares que antes estavam compensadas. Portanto, todo cuidado é pouco!

Pós-Covid: os cuidados devem continuar

Vencer a Covid é uma alegria, não é mesmo? A cada superação nos enchemos de esperança. Porém, nem sempre receber alta médica significa recuperação total!

Por isso, fica o alerta para que façam exames de check-up assim que possível. Além disso, é extremamente importante observar os sinais do corpo e manter hábitos saudáveis.

Mesmo quem já teve a doença ou foi vacinado contra a Covid não pode se descuidar do protocolo de segurança. Já sabemos que existe possibilidade de reinfecção.

Reforçamos ainda que é preciso evitar aglomerações, usar máscara adequada e higienizar muito bem as mãos.

Cuidem-se e fiquem firmes que, em breve, teremos muito a comemorar!