Os casos de infarto aumentam em até 30% no inverno. Os motivos são diversos, incluindo a vasoconstrição, que reduz o fluxo sanguíneo desequilibrando oferta e demanda de oxigênio no organismo, impactando na saúde do seu coração.

O aumento de doenças respiratórias na época de frio também sobrecarrega o sistema cardiovascular. Como o tabagismo e a menor ingestão de água. 

Há uma tendência natural das pessoas reduzirem a prática de exercícios e aumentarem a ingestão de comidas mais calóricas.

Os grupos que correm mais risco nessa época fria são a população idosa (devido à propensão para infecções respiratórias) e os portadores de doença aterosclerótica (especialmente das artérias coronárias).

Destacamos algumas dicas de cuidados fundamentais:

– Mantenha o corpo bem agasalhado;

– Não descuide da hidratação;

– Evite ambientes pouco ventilados e cheios de gente;

– Consuma alimentos ricos em vitamina C;

– Tome a vacina da gripe;

– Controle o peso.

Continue com seus exercícios físicos e alimente-se de forma balanceada. Você aquece o corpo, melhora a disposição e aumenta a sensação de bem-estar.

A dor no peito é um dos principais sintomas do infarto, mas também pode se irradiar para o braço esquerdo. Há também tontura, náuseas e suor intenso.

Vale lembrar que a prevenção também passa por uma consulta de check-up. Vá ao médico todo ano para não ser pego de surpresa!