Você sabia que a Covid-19 também afeta o coração?
Além dos sintomas já conhecidos, como a falta de ar, tosse e perda do olfato e paladar, muitos pacientes também apresentam palpitações e dores no peito.
Alguns podem até mesmo sofrer de problemas cardiovasculares meses após se recuperarem da doença, inclusive se tiveram casos leves ou assintomáticos.
Desde o início da pandemia, pesquisadores estudam o fato da covid-19 acometer, além dos pulmões, também o coração e os vasos sanguíneos, aumentando, assim, o risco de ataques cardíacos e derrames.
Estudos demonstraram que o vírus é capaz de invadir algumas células da medula óssea responsáveis pela sintetização das plaquetas. Isso faz com que a célula infectada altere o material genético das plaquetas e torne os vasos propensos a desenvolver coágulos.
Foi descoberto também que o vírus enfraquece as conexões do tecido de revestimento dos vasos sanguíneos, tornando-os permeáveis.
Além disso, foi constatado que a covid-19 pode causar uma disfunção no sistema nervoso autônomo, que é responsável pelo controle automático das funções vitais como a respiração e os batimentos cardíacos, causando um aumento anormal da frequência cardíaca, mesmo se o paciente fizer pouco esforço.
Infelizmente os cientistas ainda não tem uma resposta concreta sobre o porquê do vírus causar esses sintomas, no entanto, existe a hipótese de que isso esteja relacionado a uma reação inflamatória excessiva do organismo ou a hormônios sexuais, já que mulheres são mais propensas a apresentarem sintomas persistentes da síndrome.
Apesar das incertezas, médicos estão começando a encontrar tratamentos para ajudar esses pacientes: prescrição de anti-inflamatórios para dores no peito e betabloqueadores para reduzir a pressão arterial de pacientes com a frequência cardíaca descontrolada, além do uso de anticoagulantes para pacientes que apresentaram problemas nas plaquetas e vasos sanguíneos.
Ficou com alguma dúvida ou está apresentando algum sintoma cardíaco após a infecção pela covid-19? Não arrisque a saúde do seu coração! Entre em contato conosco agora mesmo.
Comentários