Apesar da crença popular de que mente e coração são opostos, na realidade as coisas não são assim, e muitas vezes condições adversas que ocorrem sob um, afetam o outro.

Evidências da relação entre doenças cardiovasculares e saúde mental estão sendo bastante descobertas e estudadas.

A importância de se cuidar de doenças como ansiedade e depressão se revela cada vez mais necessária, pelo fato destas serem fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares, como a Doença Arterial Coronariana, por exemplo.

É por isso que o cuidado com a saúde física e mental deve ser realizado em conjunto, para que somente dessa forma se tenha um corpo saudável de verdade.

Não somente manifestações físicas devem alertar para procurar um médico, mas também estresse, angústia e ansiedade.

Isto porque, essas alterações psicológicas geram tensão no corpo, fazendo com que este, libere hormônios como a adrenalina e o cortisol, que aumentam a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Essas mudanças fisiológicas podem causar infarto ou AVC.

Além disso, situações estressantes elevam o nível de colesterol, o que faz com que o fígado não consiga retirar o excesso de gordura no sangue, afetando a circulação e o funcionamento do coração.

Sendo assim, é muito importante cuidar tanto da saúde física quanto da mental, buscando atividades relaxantes e prazerosas, investindo no autoconhecimento através de meditação e terapia, além de dormir e comer bem e praticar atividades físicas.

Também é muito importante visitar um cardiologista e realizar exames preventivos, para evitar qualquer piora e receber o auxílio específico para cada caso.

Ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta.