Dia 04/03 é o dia mundial da obesidade, e nesse dia, é muito importante destacar o fato de que essa doença aumenta muito o risco de problemas cardiovasculares.
É estimado que até o ano de 2025, 700 milhões de pessoas do mundo sejam obesas, sendo assim, devemos fazer um alerta em relação às doenças associadas a essa situação, como a diabetes e a hipertensão, além das já citadas doenças cardiovasculares.
A obesidade causa muitas mudanças no tamanho e na estrutura do coração, e portanto, modifica seu funcionamento. Isto ocorre porque, quanto mais excesso de peso, maior é o esforço do coração para bombear o sangue.
Com o acúmulo de células gordurosas, é aumentado o risco de entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração.
Para que isso não ocorra, é muito importante tratar os fatores de risco, para que, dessa forma, diminua a chance das placas de gordura que estão depositadas nas artérias inflamarem.
Sendo assim, destacamos a necessidade de conscientizar a população em relação aos riscos causados pela obesidade, já que ela é uma doença crônica, que exige tratamento.
A melhor forma de tratá-la e preveni-la é através da combinação de dieta adequada e atividades físicas. Essas mudanças no estilo de vida trazem grandes benefícios para a saúde, além de reduzir muito o risco de adquirir outras doenças cardiovasculares. Ficou com alguma dúvida? Quer ser atendido por um dos nossos médicos? Entre em contato conosco!
Comentários