A prática de exercícios físicos previne uma série de doenças cardíacas

A prática de exercícios físicos é um aliado fundamental na luta por um coração mais saudável. Sair do sedentarismo é uma das principais formas de prevenir o surgimento de doenças cardíacas.

Os benefícios vão desde prevenir a caquexia, que é a perda severa de peso e massa muscular do coração, até o controle da pressão arterial. Os exercícios também trazem melhora da função cardíaca e o retardo do processo degenerativo que causa a morte progressiva das células do coração e leva à morte 70% dos afetados pela doença nos primeiros cinco anos.

As atividades aeróbicas são as principais recomendadas por cardiologistas. Elas proporcionam a melhora da capacidade cardiorrespiratória e da circulação do coração e nos membros inferiores, além do controle da pressão arterial e do perfil metabólico do indivíduo.

Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde concluiu que seria possível evitar 260 mil mortes por ano causadas por câncer e doença coronariana crônica se toda a população brasileira realizasse, ao menos, 30 minutos de exercícios físicos diariamente e mantivesse uma boa alimentação.

As atividades físicas devem ser iniciadas apenas depois que um cardiologista realize a avaliação do estado de saúde do paciente. É sempre bom lembrar que uma consulta cardiológica se torna ainda mais importante para indivíduos que apresentam fatores de risco: hipertensão, diabetes, colesterol elevado, obesidade, etc.