O “Outubro Rosa” é uma campanha internacional que visa conscientizar a população sobre a importância de prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer de mama.
Esse tipo de tumor se desenvolve nas células que revestem os ductos mamários. Alguns fatores pessoais, ambientais, genéticos, hormonais e até mesmo o avanço da idade podem fazer com essas células apresentem anormalidades malignas. Mulheres acima dos 35 anos estão mais expostas à doença, apesar de ser possível casos de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos. No entanto, as mulheres acima de 50 anos são as mais acometidas pela doença.
O câncer de mama é o principal tipo de câncer que afeta as mulheres e a quinta maior causa de mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quando a doença é detectada nas fases iniciais, maiores são as chances de sucesso do tratamento e de cura.
Segundo pesquisas, alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, entre eles: idade avançada, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, predisposição genética, histórico familiar e estilo de vida. Como não há um único ponto de prevenção, as principais dicas são para que as mulheres tenham hábitos saudáveis por meio de alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas. A mudança do estilo de vida ajuda a controlar o peso, bem como apresenta vários benefícios para a saúde como um todo.
Além disso, o autocuidado é uma prática de prevenção. O ato de se tocar, por meio do autoexame das mamas, ajuda a detectar alterações iniciais. Mulheres com acima de 40 anos devem incluir na rotina de cuidados com a saúde, o exame da mamografia.
Esses cuidados não devem acontecer apenas em outubro, mas sim em todos os meses do ano.
Comentários